terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Roteiros em Comunidades Quilombolas - Quilombo do Mandira / Cananéia -SP

O que é uma

Comunidade Quilombola?

A palavra quilombo é originária do idioma africano quimbundo e significa: “sociedade formada por jovens guerreiros que pertenciam a grupos étnicos desenraizados de suas comunidades”.
Atualmente a definição mais comum de quilombo é: “comunidade negra rural habitada por descendentes de africanos escravizados, com laços de parentescos, que vivem da agricultura de subsistência, em terra doada, comprada ou secularmente ocupada por seus antepassados, os quais mantêm suas tradições culturais e as vivenciam no presente, como suas histórias e seu código de ética, que são transmitidos oralmente de geração a geração”.
Adaptado de Moura, Gloria. Quilombos Contemporâneos no Brasil. In: Chaves, R.; Secco, C.& Macedo Tânia. Brasil/África: como se o mar fosse mentira. São Paulo: Ed. UNESP; Luanda, Angola: Chá de Caxinde, 2006.


Quilombo Mandira
Localizado no município de Cananéia, entre os Bairros do Ariri e Itapitangui, o acesso para chegar à comunidade do Mandira é de fácil acesso, por estrada de terra. A formação da comunidade aconteceu em 1868, por meio de doação das terras à Francisco Mandira, filho de escrava com o dono da fazenda. A comunidade é uma RESEX (reserva extrativista) e as principais atividades econômicas é o cultivo de Ostras, pesca e o Turismo.

Visita Viveiro de Ostras
Fácil acesso ao porto, com percurso de 10min de barco pelo estuário, observando o bioma do mangue onde os visitantes conhecem o manejo sustentável das ostras (viveiro de engorda), podendo ser feito a degustação no local de ostras. Com estrutura para levar 40 pessoas por vez, com monitor local e monitor ambiental.
Duração: 02h00min.

Visita Casa de Pedra
Na visita o grupo tem a oportunidade de conhecer uma das ruinas existente do antigo armazém da fazenda, construção datada de 1750. As principais matérias primas utilizadas foram os Sambaquis, tendo ainda casca de marisco, casaca de ostra, vôngole, areia, barro e óleo de baleia.
Duração: 01h00min.

Visita ao Sambaqui
Com 1 km de trilha em nível médio, os visitantes passam pelo Sambaqui, local esse que faz parte de um sitio arqueológico, onde podem estar vendo a dimensão e alguns fragmentos expostos da enorme montanha compostas por (casca de marisco, cascas de ostra, barro, areias entre outros tipos de descartes ali depositados) pelos nossos antepassados.
Duração: 01h00min.

Visita Cachoeira do Mandira
Cachoeira com pouco mais de 15 metros em queda positiva e piscina natural com mais de 05 metros de profundidade, a trilha é de nível médio com 02 km (ida e volta) ótima oportunidade para observação da fauna e flora em meio a Mata Atlântica, onde passa por 02 piscinas naturais abertas pra banho.
Duração: 02h00min.

Oficina de Cestaria
Apresentação do artesanato tradicional, utilizando cipós para produção de cestos utilizados na casa e nas colheitas, atividade prática com artesãs da comunidade.
Duração: 01h00min.

Visita Loja de Artesanato
Conhecer e comprar bolsas, camisetas, tapetes, cestos de cipó, enfeite de casca de ostra, miniaturas, chaveiros e bonecas produzidos pelo Grupo de Corte e Costura e pelo Grupo de Artesanato.
Duração: 00h30min.

Prosa Cultural
Roda de conversa com moradores locais que irão contar causos, acontecimentos e principalmente a história de formação e origem do Quilombo e sua relação com outros quilombos, tirando as duvidas das pessoas em relação o modo de vida na Comunidade, desde os primeiros lideres até os dias de hoje.
Duração: 01h00min.

Os agendamentos devem ser feitos co antecedência pelos contatos:

(13) 99795-4148 vivo/whats (13) 98166-6269 tim
email: dujhorlei@gmail.com 
Falar com: Jorlei
Nossa pagina no Facebook: https://www.facebook.com/JorleiPasseioAventura


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feriado 12 de Outubro em Eldorado-SP

Jorlei Passeio Aventura - Turismo Receptivo em Eldorado-SP Cadastur: 18.339.888/0001-57 PROGRAMAÇÃO 1° Dia  Sexta-Feira 12/10/2018...